A intervenção na Escola Secundária Braamcamp Freire, na Pontinha, teve como premissa a reorganização do espaço escolar a partir da articulação dos diferentes setores funcionais, de modo a garantir condições para o seu funcionamento integrado e promovendo a sua abertura à comunidade exterior.
O projeto consistiu na reorganização da tipologia pavilhonar existente, num novo e único edifício. Os espaços de permanência e de estudo informal foram valorizados, integrando o conceito de “learning street”, fomentando a proximidade entre o aluno e os vários programas educativos e toda a comunidade escolar.
A escola estrutura-se em torno de uma praça central – a “learning square” –, cuja relação com os restantes espaços de recreio permite uma adequada integração na topografia do território e na paisagem.
O edifício materializa-se no seu exterior em betão à vista e betão prefabricado, com o objetivo de minimizar custos de manutenção. No interior, são utilizados materiais resistentes e de fácil manutenção, adequados à sua utilização.
A escola ganhou o prémio Wan Awards 2013, no setor da Educação. Foi também distinguida, pelo júri dos AR School Awards 2015, com a menção “AR School Highly Commended”, por ser um dos sítios mais estimulantes para os alunos aprenderem, e por representar um impulso para melhorar a coesão social da zona em que está inserida, e integra a lista das 30 mais admiráveis do mundo pelo site norte-americano BestEducationDegrees.com.


