Com muitos anos de experiência na reabilitação de escolas, reunimos a capacidade e a vontade de contribuir para projetar um país moderno e preparado para o futuro, onde a escola permite às pessoas evoluir, aprender e crescer enquanto cidadãos e onde aprender é o princípio da dignidade e da igualdade de oportunidades.
A ambição que temos é de ajudar a edificar uma escola pública que seja mais do que o local das aprendizagens e do conhecimento, com um ensino de qualidade e acessível a todos, mas um espaço de acolhimento e desafio, de espírito comunitário e imaginação, capaz de inspirar a construção de projetos de vida felizes.
CONCEITO
O Programa de Modernização do Parque Escolar destinado ao Ensino Secundário (PMEES) aposta num
modelo de edifício escolar adequado ao projeto educativo de cada escola, com as suas necessidades, objetivos e características. Este conceito tem que
garantir a durabilidade e sustentabilidade da intervenção, considerando possíveis adaptações e a reestruturação do espaço de acordo com as estratégias educativas e o desgaste natural provocado pelo uso.
O modelo concetual de escola que serve o Programa de Modernização assenta em três princípios básicos:
- articulação dos vários setores funcionais (áreas letivas e não letivas);
- garantia de condições para o seu funcionamento integrado;
- possibilidade de abertura de alguns setores à utilização pela comunidade exterior em períodos pós-letivos.
O modelo de reorganização do espaço escolar adotado pelo Programa de Modernização procura responder a estes requisitos a partir da adaptação do conceito de
learning street introduzido por Herman Hertzberger na Escola Montessori, em Delft, na década de 1960. Os vários setores funcionais da escola estão articulados através de um percurso tridimensional que constitui uma sucessão de espaços interiores e exteriores de valência diversificada, relacionados com diferentes situações de aprendizagem formal e informal. A escola é encarada como um organismo vivo e evolutivo.
Neste modelo concetual é reforçada a existência de um núcleo de aprendizagem formal, estruturado em níveis correspondentes às grandes áreas do saber, que dialoga com o núcleo de aprendizagem informal. Reconhecendo o papel da escola na dinâmica urbana onde se insere, o núcleo de serviços passíveis de se abrirem à comunidade é pensado de forma estratégica criando um setor que deve exibir forte condição de centralidade e, ao mesmo tempo, de possível destaque nos períodos fora da atividade escolar, física e simbólica.

OBJETIVOS PMEES
O PMEES – Programa de Modernização do Parque Escolar destinado ao Ensino Secundário, criado em 2007, tem três objetivos fundamentais:
ESCOLAS
REQUALIFICAÇÃO EM NÚMEROS
0ESCOLAS REQUALIFICADASESCOLAS REQUALIFICADAS: 174
0ESCOLAS EM REQUALIFICAÇÃOESCOLAS EM REQUALIFICAÇÃO: 2
0SALAS DE AULASALAS DE AULA: 8576
0BIBLIOTECASBIBLIOTECAS: 183
0OFICINASOFICINAS: 553
0ESCOLAS ARTÍSTICASESCOLAS ARTÍSTICAS: 6
0ESPAÇOS DESPORTIVOSESPAÇOS DESPORTIVOS: 848
0LABORATÓRIOSLABORATÓRIOS: 1232
0M2 DE ÁREA REQUALIFICADAM2 DE ÁREA REQUALIFICADA: 2582654
0PRÉMIOS E DISTINÇÕES DE REQUALIFICAÇÃOPRÉMIOS E DISTINÇÕES DE REQUALIFICAÇÃO: 25
CMAE - CONSERVAÇÃO, MANUTENÇÃO E APOIO À EXPLORAÇÃO
O modelo de serviços de Conservação, Manutenção e Apoio à Exploração (CMAE) prestados pela Construção Pública está presente nas escolas requalificadas no âmbito do PMEES, em edifícios não escolares e nas escolas de hotelaria e turismo intervencionadas ao abrigo do protocolo com o Turismo de Portugal. Os principais objetivos da atividade de conservação e manutenção são:
ESCOLAS CONCLUÍDAS
PUBLICAÇÕES
Última atualização: 2025-12-10