A Escola Básica e Secundária Frei Gonçalo de Azevedo é uma escola de tipo pavilhonar, construída em 1989.
Devido à dispersão pavilhonar, o projeto de intervenção levado a cabo pela Parque Escolar previu a criação de um grande espaço de entrada na escola, que permite
perceber a sua estrutura e facilita a circulação pelos diferentes espaços. A partir do átrio de entrada, é percetível a existência de pátios abertos e ajardinados entre os volumes construídos. Um grande envidraçado permite ver a esplanada exterior do refeitório, bem como a transparência de todo o espaço da cantina até ao jardim.
O edifício da biblioteca pretende captar a atenção dos alunos e o refeitório comunica com o átrio da entrada através de um corredor.
A sala polivalente serve diversas funções, desde teatro (atendendo à tradição do grupo de teatro da escola), a espetáculos de dança ou música, conferências, reuniões gerais de escola, festas, entre outros. Os pavilhões já existentes, e que foram requalificados, são agora ocupados com salas de aula e laboratórios.
O edifício do ginásio contém, igualmente, os vestiários e balneários e o espaço de recreio e desporto exterior é constituído por três campos de basquetebol.


