A Escola Secundária de Amarante, situada no distrito do Porto, foi intervencionada ao abrigo do Programa de Modernização das Escolas destinadas ao Ensino Secundário, de forma a valorizar o património, melhorando as condições de aprendizagem, otimizando as formas de utilização e de gestão e garantindo a eficácia da intervenção ao longo do tempo.
Foi construído um “edifício central”, com dois pisos, que veio unificar o conjunto escolar, tornando-se o centro funcional e a zona distributiva de todos os percursos. É também neste edifício que se localiza a nova entrada da escola.
O projeto previu a criação de uma praça, que funciona como polo central de encontro e de convívio da comunidade escolar, constituída por um pátio amplo, composto por um extenso ripado em madeira e por um bosque de enquadramento paisagístico, em contraponto ao relvado. Aliás, toda a proposta de requalificação do jardim da escola tem por suporte critérios de autossustentabilidade, procurando soluções que acarretam baixos custos de conservação.
Os pavilhões que acolhem as salas de aula, laboratórios e salas TIC foram requalificados, tendo sido demolido o pavilhão das oficinas, para dar lugar a uma nova construção com ligação aos pavilhões existentes.
O gimnodesportivo foi ampliado e foram construídos novos balneários, bem como um novo espaço desportivo coberto, formando, assim, o chamado “edifício desportivo”.
A zona desportiva exterior foi mantida.















