Construída em 1983, a Escola Secundária Vergílio Ferreira foi requalificada em 2011 pela Construção Pública, com projeto de José Martinez e Miguel Beleza.
A intervenção centrou-se na reabilitação e reorganização dos edifícios existentes e na introdução de um novo edifício de entrada, que inclui os serviços administrativos e está em contacto com os edifícios que comportam a biblioteca, espaços para docentes e espaços de acolhimento a pais e encarregados de educação.
Num dos edifícios, foi feita uma extensão, para que os espaços dedicados às artes e ciências experimentais pudessem responder às exigências patentes. As instalações desportivas e respetivos espaços de apoio foram igualmente alvo de remodelação.
As ligações entre os diferentes edifícios permitem responder às exigências de acessibilidades e geram uma forte relação entre espaço interior e exterior. O efeito produzido pelo encadeamento dos perfis de alumínio, junto ao edifício de entrada, gera um ambiente que destaca a importância da centralidade dos espaços que o envolvem.
Em 2014, a requalificação da Escola Secundária Vergílio Ferreira foi distinguida com o Prémio Valmor.
Atualmente, a Construção Pública é a responsável pela conservação e manutenção da escola.















