A Escola Secundária de Santa Maria, em Sintra, pertence ao conjunto de escolas de tipologia pavilhonar, do terceiro período das construções escolares, inaugurado em 1969. A Construção Pública foi a responsável pela reabilitação da escola, com projeto de João Appleton.
A impossibilidade de expansão da escola, pela reduzida dimensão do terreno, e a necessidade de ampliação das suas áreas, refletiu-se na demolição das construções térreas para ocupar com novos edifícios, e na criação de uma estrutura que transforma todo o espaço em pátios ligados aos edifícios, permitindo que se prolonguem no interior. A intervenção na escola contemplou, ainda, a preservação dos edifícios de dois pisos e um pavilhão mais recente.
Um dos pavilhões novos cria uma nova frente de rua para a escola e concentra algumas das funções que podem servir a comunidade, como a biblioteca e a sala polivalente. Outro pavilhão adjacente alberga o conjunto dos novos laboratórios e o campo coberto, com um novo conjunto de instalações de apoio e uma sala de ginástica.
A obra ficou concluída em 2014, ficando a Construção Pública, desde então, responsável pela conservação e manutenção da escola.


