A Escola Secundária Emídio Navarro, em Viseu, pertence a um conjunto constituído por escolas destinadas ao ensino liceal e/ou técnico em Portugal, tendo sido inaugurada em 1951. A requalificação levada a cabo pela Construção Pública, com projeto de Francisco Barata Fernandes, reflete as diretrizes definidas pelo Programa de Modernização do Parque Escolar destinado ao Ensino Secundário.
O complexo escolar é constituído por vários edifícios, interligados por passadiços, de forma a garantir uma acessibilidade coberta a todos os espaços. Inclui uma estrutura principal, complementada agora com um novo edifício, bem como um espaço desportivo coberto, o antigo solar e os espaços exteriores, onde estão inseridos os campos de jogos.
No edifício principal localizam-se os serviços administrativos, de direção, de gestão, salas de reunião de docentes e salas de aulas. Na continuidade deste, encontra-se um novo edifício, onde se situam os laboratórios e salas TIC.
Na Casa do Arco, um solar do séc. XVII/XVIII, situam-se a biblioteca, uma sala polivalente e o espaço do conhecimento e memória. Estes espaços beneficiam de fácil acesso ao exterior, potenciando a relação da escola com a comunidade.
Os espaços exteriores são marcados por um cedro de grande porte e caracterizam-se por áreas verdes e arborizadas e áreas pavimentadas, onde se inseriram os recintos para a prática desportiva, um dos quais coberto.
A obra ficou concluída em 2011, ano a partir do qual a Construção Pública passou a gerir a conservação e manutenção da escola.



















