Construída em 1970, a Escola Secundária Gabriel Pereira, em Évora, foi reabilitada pela Construção Pública entre 2008 e 2009, com projeto da autoria de João Lúcio Lopes. O espaço global da escola foi reorganizado e procedeu-se à construção de três novos edifícios, interligados com os existentes: um edifício central, articulado com o antigo pavilhão polivalente, definindo um pátio-praça, que acomoda os serviços administrativos, a direção, a biblioteca, a sala polivalente e o espaço museológico, o refeitório/bar, os espaços destinados aos alunos, as salas TIC e o auditório de apoio; um edifício de apoio à educação física, preparado para a prática de esgrima; e um edifício destinado à receção/portaria.
Os espaços exteriores, que incluem uma zona coberta, foram redesenhados, permitindo melhorar as condições de acessibilidade, aumentar a área permeável e arborizada e regrar o estacionamento. Foi ainda criado um sistema de ventilação geral dos espaços por condutas enterradas com recurso a um sistema geotérmico, melhorando a eficiência energética.
Em 2010, a Escola Secundária Gabriel Pereira foi integrada no Compêndio CELE/ OCDE 2010 das escolas exemplares e, em 2014, foi distinguida com o prémio EDP.
Atualmente, a Construção Pública é a responsável pela conservação e manutenção dos espaços da escola.

















