Saltar para conteúdo

ESCOLA SECUNDÁRIA DE FONSECA BENEVIDES (ES D. JOÃO DE CASTRO)

ARQUITETURA
Gonçalo Byrne
Rua Jau (Alto de Santo Amaro) 1300-312 Lisboa
GPS: 38.7021740000000, -9.1880570000000
ESCOLA SECUNDÁRIA DE FONSECA BENEVIDES (ES D. JOÃO DE CASTRO) ESCOLA SECUNDÁRIA DE FONSECA BENEVIDES (ES D. JOÃO DE CASTRO) ESCOLA SECUNDÁRIA DE FONSECA BENEVIDES (ES D. JOÃO DE CASTRO) ESCOLA SECUNDÁRIA DE FONSECA BENEVIDES (ES D. JOÃO DE CASTRO) ESCOLA SECUNDÁRIA DE FONSECA BENEVIDES (ES D. JOÃO DE CASTRO) ESCOLA SECUNDÁRIA DE FONSECA BENEVIDES (ES D. JOÃO DE CASTRO) ESCOLA SECUNDÁRIA DE FONSECA BENEVIDES (ES D. JOÃO DE CASTRO) ESCOLA SECUNDÁRIA DE FONSECA BENEVIDES (ES D. JOÃO DE CASTRO) ESCOLA SECUNDÁRIA DE FONSECA BENEVIDES (ES D. JOÃO DE CASTRO)
A Escola D. João de Castro, localizada na zona ocidental de Lisboa, na freguesia de Alcântara, foi inaugurada em 1949 com a designação de Liceu D. João de Castro. O projeto foi elaborado em 1945 na Junta das Construções Escolares para o Ensino Técnico e Secundário do Ministério das Obras Públicas (JCETS-MOP).

A intervenção de modernização da Escola D. João de Castro visou a adaptação da estrutura existente a um novo programa funcional. Além de acolher a Escola Secundária Fonseca Benevides, transferida das antigas instalações em Alcântara, estas instalações são também utilizadas pelo Centro de Formação Profissional da Indústria Eletrónica - CINEL, partilhando salas de aula, laboratórios e outros espaços, associando à antiga instituição de ensino secundário o Pólo de Formação de Eletricidade e Eletrónica.

A intervenção procurou salvaguardar a identidade do edifício original, complementando-o. Para esse efeito, procedeu-se à articulação do edifício existente com uma nova edificação, definida por um sistema de edifícios justapostos ao existente.

Foi criado um novo corpo com 3 pisos acima do solo, que contém o conjunto de espaços laboratoriais e oficinais (eletrónica, eletromecânica, informática, micro-soldadura, eletrónica de circuitos, domótica e energias renováveis) e respetivos espaços de apoio e secretarias. A circulação original foi ampliada para servir os dois corpos, resultando o aparecimento de um espaço central.

O novo corpo materializa uma nova frente, definindo o acesso público principal.  O desnível entre o piso 2 e a praça alberga os novos espaços de refeitório-cafetaria e as zonas de convívio.

Ao corpo do antigo ginásio é associado um espaço desportivo coberto que permite a sua utilização pela comunidade exterior.
12 018M² DE ÁREA INTERVENCIONADA (Requalificada+Nova)
15SALAS DE AULA
16LABORATÓRIOS