Saltar para conteúdo

ESCOLA ARTÍSTICA SOARES DOS REIS

ARQUITETURA
Carlos Prata
Rua Major David Magno, 65 4000-191 Porto
GPS: 41.15846697879718, -8.595396280288696
ESCOLA ARTÍSTICA SOARES DOS REISESCOLA ARTÍSTICA SOARES DOS REISESCOLA ARTÍSTICA SOARES DOS REISESCOLA ARTÍSTICA SOARES DOS REISESCOLA ARTÍSTICA SOARES DOS REISESCOLA ARTÍSTICA SOARES DOS REISESCOLA ARTÍSTICA SOARES DOS REISESCOLA ARTÍSTICA SOARES DOS REISESCOLA ARTÍSTICA SOARES DOS REIS
A atual Escola Artística de Soares dos Reis foi criada em janeiro de 1884, sob a designação de Escola de Desenho Industrial de Faria de Guimarães do Bonfim.

A Escola está vocacionada para o ensino das artes visuais, sendo os alunos orientados por uma equipa de professores com formação e preparação pedagógica específica na área das artes e por docentes de técnicas especiais nas diversas áreas tecnológicas.

O projeto de modernização da Escola Artística Soares dos Reis decorreu da transferência das instalações para a antiga Escola Secundária Oliveira Martins, localizada na freguesia do Bonfim. Este edifício, projetado em 1966 na Junta das Construções Escolares para o Ensino Técnico e Secundário do Ministério das Obras Públicas, encontrava-se organizado em dois corpos independentes – um corpo principal destinado a aulas e a serviços administrativos, e um segundo destinado a refeitório e ginásio/salão de festas – articulados por uma galeria exterior coberta, que servia de recreio complementar aos espaços exteriores.

A intervenção levada a cabo pela Construção Pública, com projeto de Carlos Prata, implicou uma readaptação do edifício existente, demolições parciais e a sua ampliação. Dado o grande afastamento entre os edifícios existentes, optou-se por construir duas novas estruturas articuladas por uma galeria de distribuição, que estabelece a ligação entre todo o conjunto edificado.

A entrada principal da escola foi de igual modo objeto de intervenção, com a construção de um volume novo que remata o edifício existente e define uma zona de entrada exterior coberta.

A intrvenção foi concluída em 2008. Em 2010, a escola integrou o Compêndio CELE/OCDE 2010 das escolas exemplares. Atualmente, a Construção Pública é responsável pela conservação e manutenção da escola. 
14 954M² DE ÁREA INTERVENCIONADA (Requalificada+Nova)
16SALAS DE AULA
25DESENHO E ARTES