A atual Escola Artística de Soares dos Reis foi criada em janeiro de 1884, sob a designação de Escola de Desenho Industrial de Faria de Guimarães do Bonfim.
A Escola está vocacionada para o ensino das artes visuais, sendo os alunos orientados por uma equipa de professores com formação e preparação pedagógica específica na área das artes e por docentes de técnicas especiais nas diversas áreas tecnológicas.
O projeto de modernização da Escola Artística Soares dos Reis decorreu da transferência das instalações para a antiga Escola Secundária Oliveira Martins, localizada na freguesia do Bonfim. Este edifício, projetado em 1966 na Junta das Construções Escolares para o Ensino Técnico e Secundário do Ministério das Obras Públicas, encontrava-se organizado em dois corpos independentes – um corpo principal destinado a aulas e a serviços administrativos, e um segundo destinado a refeitório e ginásio/salão de festas – articulados por uma galeria exterior coberta, que servia de recreio complementar aos espaços exteriores.
A intervenção levada a cabo pela Construção Pública, com projeto de Carlos Prata, implicou uma readaptação do edifício existente, demolições parciais e a sua ampliação. Dado o grande afastamento entre os edifícios existentes, optou-se por construir duas novas estruturas articuladas por uma galeria de distribuição, que estabelece a ligação entre todo o conjunto edificado.
A entrada principal da escola foi de igual modo objeto de intervenção, com a construção de um volume novo que remata o edifício existente e define uma zona de entrada exterior coberta.
A intrvenção foi concluída em 2008. Em 2010, a escola integrou o Compêndio CELE/OCDE 2010 das escolas exemplares. Atualmente, a Construção Pública é responsável pela conservação e manutenção da escola.













