O modelo de serviços de Conservação, Manutenção e Apoio à Exploração (CMAE) prestados pela Construção Pública, E.P.E., está presente nas escolas requalificadas no âmbito do Programa de Modernização do Parque Escolar destinado ao Ensino Secundário, em edifícios não escolares e nas escolas de hotelaria e turismo intervencionadas ao abrigo do
protocolo com o Turismo de Portugal .
Os principais objetivos da atividade de conservação e manutenção são:
- o planeamento das intervenções de conservação e manutenção
- a formação dos utilizadores
- a intervenção atempada na resolução de situações pontuais de reparação
- a redução da probabilidade de avaria, falha ou degradação dos ativos
É necessário manter e conservar as infraestruturas, bem como os equipamentos técnicos em condições permanentes de segurança e qualidade, com o mínimo de custos totais durante o seu ciclo de vida.
Para isso, são planeadas, e periodicamente executadas, atividades que consistem num conjunto de ações ou intervenções realizadas por técnicos com competência adequada.
As atividades de CMAE estão divididas em dois grandes grupos:
- Manutenção planeada, para responder à degradação progressiva dos ativos
- Manutenção não planeada, interrupções que ocorrem de uma forma súbita e imprevisível.
Cada escola tem um gestor, designado pela Construção Pública, E.P.E., e equipas técnicas das várias especialidades, que se deslocam, sempre que necessário, para efetuar trabalhos de manutenção.
Simultaneamente, os contratos de CMAE preveem a existência de um Técnico Polivalente Residente, que está em permanência na escola, bem como equipas de piquete preparadas para atuarem 24 horas por dia, em intervenções de manutenção não planeada.